Dicas de Uso

As panelas e utensílios de ferro fundido da marca "Panelas ferreira" são curados na fábrica à temperatura de 250º C para que você possa usá-los facilmente após simples lavagem com água corrente. Portanto, inicialmente não será necessário curtir, temperar ou curar sua panela de ferro fundido, uma vez que a mesma já está protegida por uma fina camada de tinta a base de água.

 

 

 

Limpeza de Ferro Fundido

Lave seu utensílio de ferro fundido com sabão neutro, preferencialmente em barra, para evitar que os poros da superfície de ferro retenham resíduos de detergente.

Evite usar esponjas abrasivas que retiram a camada protetora do utensílio. Ao longo do tempo a camada protetora aplicada na fábrica será substituída por uma camada formada naturalmente na superfície de ferro, principalmente, após o uso do utensílio para fritura.

Secagem a quente dos utensílhos de ferro fundido

Após a lavagem seque seu utensílio de ferro fundido diretamento no  fogo até que a umidade saia e não enferruge.

Armazenamento de alimentos em utensílios de ferro fundido

Deve-se evitar o armazenamento de alimentos nos utensílios, uma vez que o ferro da superfície, em contato por várias horas com a água dos alimentos armazenados, iniciará naturalmente o processo de oxidação, o que poderá resultar em alterações na aparência de alguns alimentos, como por exemplo, escurecimento. Isto não significa perda de qualidade apenas demonstra as propriedades do ferro.

Renovação da camada protetora dos utensílhos de ferro fundido

Quando perceber o surgimento da ferrugem renove a camada protetora untando a superfície do utensílio de ferro fundido com papel toalha embebido de óleo de cozinha. Realize esse procedimento após a lavagem e secagem quente. Esse procedimento isolará a superfície de ferro do contato com o ar e a umidade, os causadores da oxidação (ferrugem).

  Remoção de ferrugem nos utensílhos de ferro fundido

Caso seu utensílio tenha ficado muito tempo exposto à água e ao ar a ferrugem surgirá inevitavelmente. Caso a ferrugem tenha removido a camada (preta) protetora será necessário o uso de um abrasivo (lã de aço ou lixa) para fazer a remoção física da ferrugem e nos casos mais graves será preciso facilitar a remoção física da ferrugem submergindo o utensílio em água fervente com vinagre. Após a remoção de toda ferrugem será necessário curar o utensílio novamente.

 

Veja alguns vídeos que podem auxiliar em seu processo de limpeza e consevação.

Dicas de como usar sua panela de pressão veja:
Limpeza dos utensílios de ferro fundido: